Como adicionar o mapa de qualidade do ar no seu site ou app

O mapa de qualidade do ar existente no aplicativo Post Fumaça Preta também pode ser disponibilizado no seu site ou aplicativo. Melhor, ele é configurável para apresentar, por exemplo, dados de uma cidade apenas, ou das proximidades de um ponto qualquer do Brasil. Basta passar parâmetros específicos, conforme explicado mais abaixo.

Para adicionar o mapa no seu site, será preciso usar iframes. Neste post, os exemplos serão apresentados desta forma. Para adicionar no seu app, basta abrir no componente browser a URL origem do mapa, acompanhada ou não de parâmetros. Quando não acompanha parâmetros, o mapa mostra o país inteiro, o que poderia ser a visualização inicial desejada.

<iframe src="https://www.postdenuncia.com.br/postfumacapreta/qualidadear.html"/>

Para apresentar somente os dados de qualidade do ar do estado do Rio de Janeiro, adicione ?estado=RJ à URL base. O parâmetro estado aceita qualquer sigla de unidade federativa brasileira. Quando não existem dados de qualidade do ar para a o filtro informado, é sempre apresentado todo o país. No caso do estado do Rio, dados obtidos do INEA e da SMAC são mostrados.

<iframe src="https://www.postdenuncia.com.br/postfumacapreta/qualidadear.html?estado=RJ"/>

Uma alternativa à filtrar por estado, seria filtrar por cidade. Sugestão para sites ligados a municípios, como os de prefeituras. Os dados de qualidade do ar da cidade de Curitiba, capital do Paraná, podem ser apresentados adicionando-se ?cidade=Curitiba à URL base. No momento deste post, são cinco as estações de monitoramento lá, conforme o IAP.

<iframe src="https://www.postdenuncia.com.br/postfumacapreta/qualidadear.html?cidade=Curitiba"/>

Um modo interessante de mostrar o mapa é identificando um ponto para apresentar os dados de qualidade do ar nas proximidades. Neste modo, o ponto é destacado, e as cinco estações de monitoramento mais perto do ponto são identificadas pelas letras A a E, sendo A a estação mais próxima e E a mais afastada do ponto. Quando a estação é selecionada, pode-se conhecer ainda a distância da estação para o ponto. Este tipo de visualização é usada pelo aplicativo Post Fumaça Preta, que identifica o ponto conforme a localização do usuário.

Se você quer mostrar no seu site, por exemplo, a qualidade do ar das redondezas do Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, pode definir a Praça Charles Miller como ponto. Assim sendo, basta adicionar ?endereco=Pra%C3%A7a%20Charles%20Miller à URL base. Esta é uma boa alternativa se você não sabe as coordenadas exatas do lugar. Experimente informando seu endereço residencial, lembrando apenas antes de transformá-lo em ASCII.

<iframe src="https://www.postdenuncia.com.br/postfumacapreta/qualidadear.html?endereco=Pra%C3%A7a%20Charles%20Miller"/>

Agora, se você conhece a latitude e a longitude de determinada localização, como da Vila Olímpica do Rio de Janeiro, por exemplo, adicione à URL base o seguinte: ?latitude=-22.985790&longitude=-43.416969. Lembre-se que ambos os parâmetros precisam ser passados em conjunto. Como os smartphones possuem função GPS, é uma excelente opção filtrar pela localização do usuário.

<iframe src="https://www.postdenuncia.com.br/postfumacapreta/qualidadear.html?latitude=-22.985790&longitude=-43.416969"/>

Fique à vontade para adicionar o mapa! Ajudando a disseminar os dados de qualidade do ar, você chama a atenção ao problema da poluição. Com mais pessoas conscientes do problema, mais gente envolvida na solução, mas chance de o resolvermos. Se tiver qualquer dificuldade, não hesite em pedir ajuda 🙂

Edição feita em 24/02/2017: Com o fim do Post Denúncia, os links dos iframes não funcionam mais. Por isso, os iframes deste post foram substituídos pelas imagens correspondentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *