3 anos de Post Denúncia

Há 3 anos nasceu o Post Denúncia, serviço da Esign para cidadãos denunciarem problemas urbanos aos órgãos competentes, através de aplicativos para smartphones. Com o propósito de promover a cidadania e a qualidade de vida, foi criada uma plataforma capaz de receber os problemas reportados e encaminhá-los aos órgãos públicos responsáveis por tratá-los. Nosso objetivo foi empoderar as pessoas, disponibilizando uma ferramenta que as tornassem agentes da mudança, e ajudar o poder público, indicando onde se faz necessária sua atuação.

O projeto então lançou o aplicativo Post Fumaça Preta, que permite a denúncia de veículos que poluem o ar, emitindo fumaça irregularmente. Ele está disponível na Apple Store e no Google Play. A partir da versão 2.0, passou a informar a qualidade do ar obtida da rede de monitoramento mantida por órgãos públicos ligados ao meio ambiente. No estado de São Paulo, as denúncias feitas pelo aplicativo são enviadas para a CETESB, que é o órgão responsável também pela divulgação das informações de qualidade do ar obtidas das suas diversas estações de monitoramento.

Embora tenhamos orgulho do projeto, e vários motivos de satisfação como a indicação para o Prêmio Cidadão Sustentável, encontramos muitas dificuldades em mantê-lo. Apesar dos esforços, não conseguimos torná-lo rentável, e não foi possível lançar os demais aplicativos para denunciar outros tipos de problemas urbanos. De toda forma, não desistimos do nosso sonho, e por isso estamos abrindo o código fonte da plataforma, na esperança de mais desenvolvedores colaborarem. O código está disponível no Github, e contamos com você que acredita que o Post Denúncia pode fazer a diferença 🙂

Post Denúncia nas redes sociais:  

Editado em 24/02/2017: Infelizmente o Post Denúncia foi encerrado. Mais informações em Fim do Post Denúncia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *